SELEÇÃO DE LIVROS PARA COMPOSIÇÃO DE ACERVOS DE LITERATURA INFANTOJUVENIL EM CONNossas produçõesESCOLARES

Toda seleção de livros de literatura infantil supõe concepções implícitas de leitura, literatura e de infância. O que se “ensina”/compartilha culturalmente quando se escolhe determinados títulos e não outros? A partir da análise/exploração de livros, pretende-se discutir sobre “critérios” de seleção, e refletir sobre o que é qualidade na literatura escrita para crianças.


Objetivos:

  • Problematizar a concepção de Literatura Infantil e Juvenil;

  • Estudar e problematizar o conceito de cânone;

  • Discutir os critérios de avaliação e seleção de livros de literatura infantil em contexto escolar;

  • Refletir sobre a seleção de livros e a necessidade de constituição de um itinerário de leituras no contexto escolar, adequado à competência leitora, aos novos leitores e novos textos.

Temas:

  1. Literatura infantil: a definição de um campo entre conflitos e polêmicas

  2. É possível definir qualidade na literatura escrita para crianças?

  3. O cânone literário: uma perspectiva crítica

  4. A literatura infantojuvenil na escola: quais leitores queremos formar?

  5. A prática de avaliação e seleção de livros

  6. Progressão literária: um itinerário de leituras de complexidade crescente

Estratégias:

Leitura e discussão a partir de material bibliográfico e uso de recursos audiovisuais.


Análise de situações-problema


Análise livros de Literatura infantojuvenil

Público alvo:

Profissionais da educação infantil e ensino fundamental anos iniciais; bibliotecários; demais interessados.

Carga horária:

12 horas, distribuídas em 4 semanas de 3 horas cada encontro.

Giane A. Sales da Silva Mota

Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso), Mestre em Estudos Literários(Unesp), Especialista em Linguística do Texto e Ensino(UNESP), Especialista em Gestão Educacional, licenciada em Pedagogia e Letras-Unesp. Professora Universitária há mais de doze anos (Uniso e Esamc) nas áreas de linguagem e educação. Professora da Educação Básica do Município de Sorocaba - SP desde 2002, atuou também como professora formadora na Equipe de Alfabetização do Centro de Referência em Educação e como Diretora de Área de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação da Prefeitura de Sorocaba.

Maria Cristina Perez Vilas

Pedagoga e mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), há 20 anos trabalha com formação de professores nas áreas de Leitura, Literatura Infantil e Produção Cultural para a Infância. Iniciou seu trabalho com Literatura Infantil, participando do Projeto Laboratório de Literatura Infantil (FEUSP). Foi formadora de educadores no Projeto ADI Magistério, da Secretaria de Educação do município de São Paulo, e assistente de pesquisa na Fundação Carlos Chagas. Na Universidade de Sorocaba, além de lecionar nos cursos de Pedagogia e Letras, foi coordenadora dos cursos de Licenciatura. De 2013 a 2105, como assessora pedagógica, coordenou a implantação e implementação do Projeto Bebeteca e a reestruturação das Salas de Leitura da rede municipal de ensino de Sorocaba.