Roda de leitura – POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO?

Compreender a roda de leitura como a oportunidade do duplo encontro: encontro entre o mediador (adulto), os leitores (crianças) e os livros; encontro entre a fruição de cada livro. Deste modo, este curso suscitará reflexões que perpassam concepções de leitura e formação de leitores de literatura, problematizando a roda como possibilidade de inovação das práticas de leitura no contexto da escola.


Objetivos:

  • Problematizar discursos e práticas que legitimam a “mitificação da leitura”;

  • Estudar a concepção de leitura como experiência;

  • Problematizar a Roda de Leitura como uma prática de leitura literária, compreendendo a polissemia que a perpassa/engloba;

  • Refletir sobre as relações entre o mediador de leitura, os leitores e os livros;

  • Analisar as possibilidades da roda de leitura como uma prática de escuta e diálogo entre mediador e leitores, na escola.

Temas:

  1. A mitificação da leitura: sobre discursos e práticas

  2. A experiência da leitura e a leitura como experiência

  3. A leitura literária em contextos escolares e não escolares: roda de leitura

  4. Mediador de leitura, leitores e livros: um encontro

  5. Roda de leitura: uma prática de escuta e diálogo

Estratégias:

Leitura e discussão a partir de material bibliográfico e uso de recursos audiovisuais

Análise de situações-problema

Leitura de livros de Literatura infantojuvenil

Organização e participação em uma roda de leitura

Público alvo:

profissionais da educação infantil e ensino fundamental anos iniciais; bibliotecários; demais interessados.

Carga horária:

12 horas, distribuídas em 4 semanas de 3 horas cada encontro.

Giane A. Sales da Silva Mota

Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso), Mestre em Estudos Literários(Unesp), Especialista em Linguística do Texto e Ensino(UNESP), Especialista em Gestão Educacional, licenciada em Pedagogia e Letras-Unesp. Professora Universitária há mais de doze anos (Uniso e Esamc) nas áreas de linguagem e educação. Professora da Educação Básica do Município de Sorocaba - SP desde 2002, atuou também como professora formadora na Equipe de Alfabetização do Centro de Referência em Educação e como Diretora de Área de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação da Prefeitura de Sorocaba.

Maria Cristina Perez Vilas

Pedagoga e mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), há 20 anos trabalha com formação de professores nas áreas de Leitura, Literatura Infantil e Produção Cultural para a Infância. Iniciou seu trabalho com Literatura Infantil, participando do Projeto Laboratório de Literatura Infantil (FEUSP). Foi formadora de educadores no Projeto ADI Magistério, da Secretaria de Educação do município de São Paulo, e assistente de pesquisa na Fundação Carlos Chagas. Na Universidade de Sorocaba, além de lecionar nos cursos de Pedagogia e Letras, foi coordenadora dos cursos de Licenciatura. De 2013 a 2105, como assessora pedagógica, coordenou a implantação e implementação do Projeto Bebeteca e a reestruturação das Salas de Leitura da rede municipal de ensino de Sorocaba.