PROPOSTA PEDAGÓGICA INSTITUCIONAL: QUAL O LUGAR DA INFÂNCIA?

Meninos e meninas estão vivendo experiências de diversidade, imaginação, ludicidade, ética e estética em seus espaços de educação formal? Neste curso será problematizado como a organização da vida cotidiana das instituições de educação infantil e ensino fundamental mantém o compromisso com a infância.


Objetivos:

  • Refletir sobre o conceito de infância e de suas implicações na prática pedagógica dos espaços educativos formais;

  • Compreender e refletir sobre a concepção de um currículo integrador da infância na Educação Básica;

  • Problematizar o Projeto Político Pedagógico e a organização da vida cotidiana da instituição a partir de indicadores de qualidade, com o objetivo de promover e incentivar o fortalecimento de práticas que respeitem os direitos das crianças.

Temas:

  1. Infância e infâncias: diversidade, singularidade e integralidade

  2. Cultura escolar e culturas infantis: por uma pedagogia da escuta e do diálogo

  3. O que significa um currículo integrador? Concepções, princípios e ações

  4. Esboço de plano de autoavaliação institucional: alguns indicadores de qualidade de um currículo integrador

Estratégias:

Leitura e discussão a partir de material bibliográfico e uso de recursos audiovisuais.


Análise de bons modelos e tematização de práticas

Público alvo:

Profissionais da educação infantil e ensino fundamental anos iniciais; bibliotecários; demais interessados.

Carga horária:

12 horas, distribuídas em 4 semanas de 3 horas cada encontro

Giane A. Sales da Silva Mota

Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso), Mestre em Estudos Literários(Unesp), Especialista em Linguística do Texto e Ensino(UNESP), Especialista em Gestão Educacional, licenciada em Pedagogia e Letras-Unesp. Professora Universitária há mais de doze anos (Uniso e Esamc) nas áreas de linguagem e educação. Professora da Educação Básica do Município de Sorocaba - SP desde 2002, atuou também como professora formadora na Equipe de Alfabetização do Centro de Referência em Educação e como Diretora de Área de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação da Prefeitura de Sorocaba.

Maria Cristina Perez Vilas

Pedagoga e mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), há 20 anos trabalha com formação de professores nas áreas de Leitura, Literatura Infantil e Produção Cultural para a Infância. Iniciou seu trabalho com Literatura Infantil, participando do Projeto Laboratório de Literatura Infantil (FEUSP). Foi formadora de educadores no Projeto ADI Magistério, da Secretaria de Educação do município de São Paulo, e assistente de pesquisa na Fundação Carlos Chagas. Na Universidade de Sorocaba, além de lecionar nos cursos de Pedagogia e Letras, foi coordenadora dos cursos de Licenciatura. De 2013 a 2105, como assessora pedagógica, coordenou a implantação e implementação do Projeto Bebeteca e a reestruturação das Salas de Leitura da rede municipal de ensino de Sorocaba.