Olhares sobre o livro-álbum

O que é o livro álbum? Como compreender e participar do complexo jogo entre palavra e imagem? Este curso possibilita as respostas a estas perguntas, bem como instiga o professor a explorar o livro álbum com seus alunos.


Objetivos:

  • Conhecer a história do livro álbum moderno;

  • Compreender os mecanismos de funcionamento do livro álbum;

  • Analisar diversos exemplos de livros álbum;

  • Discutir a importância da leitura de livros álbum pelas crianças como uma experiência estética

Temas:

  1. Breve panorama do livro álbum moderno

  2. Princípios e mecanismos de funcionamento do livro álbum

  3. A interação das crianças com os livros álbum

Estratégias:

Leitura e discussão a partir de material bibliográfico e uso de recursos audiovisuais.


Análise a apreciação de livros -álbum


Análise de situações-problema

Público alvo:

profissionais da educação infantil e ensino fundamental anos iniciais, bibliotecários e demais interessados.

Carga horária:

12 horas, distribuídas em 4 semanas de 3 horas cada encontro

Giane A. Sales da Silva Mota

Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso), Mestre em Estudos Literários(Unesp), Especialista em Linguística do Texto e Ensino(UNESP), Especialista em Gestão Educacional, licenciada em Pedagogia e Letras-Unesp. Professora Universitária há mais de doze anos (Uniso e Esamc) nas áreas de linguagem e educação. Professora da Educação Básica do Município de Sorocaba - SP desde 2002, atuou também como professora formadora na Equipe de Alfabetização do Centro de Referência em Educação e como Diretora de Área de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação da Prefeitura de Sorocaba.

Maria Cristina Perez Vilas

Pedagoga e mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), há 20 anos trabalha com formação de professores nas áreas de Leitura, Literatura Infantil e Produção Cultural para a Infância. Iniciou seu trabalho com Literatura Infantil, participando do Projeto Laboratório de Literatura Infantil (FEUSP). Foi formadora de educadores no Projeto ADI Magistério, da Secretaria de Educação do município de São Paulo, e assistente de pesquisa na Fundação Carlos Chagas. Na Universidade de Sorocaba, além de lecionar nos cursos de Pedagogia e Letras, foi coordenadora dos cursos de Licenciatura. De 2013 a 2105, como assessora pedagógica, coordenou a implantação e implementação do Projeto Bebeteca e a reestruturação das Salas de Leitura da rede municipal de ensino de Sorocaba.