OLHAR E ESCUTA À EDUCAÇÃO ESPECIAL -
INSTRUMENTALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO AO EDUCADOR

“Hoje a educação básica é obrigatória para todas as crianças e jovens. A escola tem, assim, uma função inclusiva, não excludente. O acesso a ela expressa um direito, uma conquista, bem como uma necessidade social” (Lino de Macedo).

Nesse sentido, a Educação Especial necessita ser vista de forma significativa e criteriosa, uma vez que é relevante o aumento do número de inclusões, bem como há necessidade do olhar especial à identificação e prevenção de saúde na escola. A orientação e a formação profissional, portanto, precisa ser condição essencial à ação sensível do educador.


Objetivos:

  • Compreender o Desenvolvimento Humano nas suas interfaces;

  • Oferecer recursos ao professor para ajudá-lo a de identificar na criança o que possa ser definido como “falhas de percurso” em seu desenvolvimento e aprendizagem;

  • Sensibilizar e oferecer segurança à observação, que requer uma ação e sugere delicadeza educativa junto à família;

  • Apresentar parâmetros e variações no processo de desenvolvimento: cognitivo, emocional, social e moral da criança em dificuldade;

  • Como proceder com o processo de inclusão: o olhar; a escuta; a orientação; a ação; a intervenção e a reflexão;

  • Levar o educador à compreensão que quanto mais precoces as intervenções, mais satisfatórios serão os resultados.

Temas:

  1. A saúde mental na vida, na escola e sua promoção.

  2. Patologias e desenvolvimento escolar

  3. Diálogo, escuta e orientação ao educador

  4. Desenvolvimento natural no processo de aprendizagem

  5. Identificação e manejo na observação da aprendizagem socioemocional na escola

  6. Família e Escola: uma aproximação necessária

  7. Manejo nos transtornos de Aprendizagem

Estratégias:

Leitura e discussão a partir de material bibliográfico e uso de recursos audiovisuais

Análise de bons modelos

Tematização da prática

Público alvo:

Profissionais da educação infantil e ensino fundamental anos iniciais

Carga horária:

12 horas, distribuídas em 4 semanas de 3 horas cada encontro

Luciane Rodrigues

Graduada em Educação Física e Pedagogia, atualmente estuda Psicologia na Universidade de Sorocaba. É pós- graduada em Psicopedagogia, Arte Terapia, mas também realizou MBA em Recursos Humanos. Atua na área de Educação como professora, coordenadora e orientadora educacional há 29 anos. Em clínica, faz atendimentos no Instituto da Infância, em Sorocaba. Realizou estágios em Educação especial na Unifesp, Lar Escola São Francisco, AACD, Grupo de Habilitação e Reabilitação Unificada, Centro de Convivência Educação e Reabilitação – Associação Vem Ser.