“Hoje a educação básica é obrigatória para todas as crianças e jovens. A escola tem, assim,
uma função inclusiva, não excludente. O acesso a ela expressa um direito, uma conquista, bem como uma necessidade social”
(Lino de Macedo).
Nesse sentido, a Educação Especial necessita ser vista de forma significativa e criteriosa,
uma vez que é relevante o aumento do número de inclusões, bem como há necessidade do olhar especial à identificação e
prevenção de saúde na escola. A orientação e a formação profissional, portanto, precisa ser condição essencial à ação
sensível do educador.
Leitura e discussão a partir de material bibliográfico e uso de recursos audiovisuais
Análise de bons modelos
Tematização da prática
Profissionais da educação infantil e ensino fundamental anos iniciais
12 horas, distribuídas em 4 semanas de 3 horas cada encontro
Graduada em Educação Física e Pedagogia, atualmente estuda Psicologia na Universidade de Sorocaba. É pós- graduada em Psicopedagogia, Arte Terapia, mas também realizou MBA em Recursos Humanos. Atua na área de Educação como professora, coordenadora e orientadora educacional há 29 anos. Em clínica, faz atendimentos no Instituto da Infância, em Sorocaba. Realizou estágios em Educação especial na Unifesp, Lar Escola São Francisco, AACD, Grupo de Habilitação e Reabilitação Unificada, Centro de Convivência Educação e Reabilitação – Associação Vem Ser.