Ciência na escola

Como desenvolver práticas investigativas na escola? Laboratório ou Sala de aula? O que é a experimentação científica? O objetivo deste curso é problematizar a postura do professor no planejamento de práticas investigativas, e refletir sobre a necessidade de desenvolver o exercício da curiosidade nas crianças, instigando-as à imaginação, à observação, ao questionamento e à elaboração de hipóteses


Objetivos:

  • Identificar as etapas do método científico;

  • Relacionar as etapas do método científico às atividades didáticas;

  • Compreender o papel da investigação na apropriação de conceitos científicos básicos.

Temas:

  1. O que é Ciências, afinal?

  2. Investigar nas aulas de Ciências é possível?

  3. Como realizar práticas investigativas

Estratégias:

Leitura e discussão a partir de material bibliográfico e uso de recursos audiovisuais

Análise de bons modelos

Tematização da prática

Público alvo:

Profissionais da educação infantil e ensino fundamental séries iniciais; demais interessados

Carga horária:

12 horas, distribuídas em 6 semanas de 2 horas cada encontro.

Gislene Sales da Silva

Graduada em Ciências Biológicas e mestre em Educação pela PUC/Campinas, também é especialista em Sexualidade Humana pela UNICAMP. Foi docente de cursos de Licenciatura (ESAMC/Sorocaba e PUC/ Sorocaba) e no curso de especialização em Gestão Ambiental (Uniso). Atualmente, é orientadora educacional da rede municipal de ensino de Sorocaba e professora de Ciências e Biologia na rede estadual de ensino.