AMBIENTES DE LEITURA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

O que é preciso considerar na organização de um espaço destinado à leitura com bebês e crianças pequenas? Neste curso serão discutidos e analisados alguns dos aspectos principais na constituição de um ambiente de leitura para a primeira infância, que, se favorável, é capaz de oferecer um campo de experiências estéticas para as crianças.


Objetivos:

  • Compreender os ambientes de leitura como espaços de apropriação do mundo pelos bebês e crianças pequenas a partir da palavra, da leitura, da arte, do jogo, e da imaginação;

  • Discutir o ambiente de leitura para a primeira infância como um tempo compartilhado, entre adultos e crianças, e mediado pelos livros;

  • Refletir sobre a seleção do acervo e a organização espacial, além das práticas e mediação de leitura;

Temas:

  1. O que significa ler para/com os bebês e as crianças pequenas?

  2. Ambientes de leitura: bebetecas, bibliotecas ou espaços de leitura?

  3. Acervo: seleção e organização

  4. Práticas: alguns bons modelos

  5. Mediação: pares, família, educadores

Estratégias:

Leitura e discussão a partir de material bibliográfico e uso de recursos audiovisuais.


Análise de bons modelos


Análise de livros de literatura infantil

Público alvo:

profissionais da educação infantil, bibliotecários e demais interessados.

Carga horária:

15 horas, distribuídas em 5 semanas de 3 horas cada encontro

Giane A. Sales da Silva Mota

Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso), Mestre em Estudos Literários(Unesp), Especialista em Linguística do Texto e Ensino(UNESP), Especialista em Gestão Educacional, licenciada em Pedagogia e Letras-Unesp. Professora Universitária há mais de doze anos (Uniso e Esamc) nas áreas de linguagem e educação. Professora da Educação Básica do Município de Sorocaba - SP desde 2002, atuou também como professora formadora na Equipe de Alfabetização do Centro de Referência em Educação e como Diretora de Área de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação da Prefeitura de Sorocaba.

Maria Cristina Perez Vilas

Pedagoga e mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), há 20 anos trabalha com formação de professores nas áreas de Leitura, Literatura Infantil e Produção Cultural para a Infância. Iniciou seu trabalho com Literatura Infantil, participando do Projeto Laboratório de Literatura Infantil (FEUSP). Foi formadora de educadores no Projeto ADI Magistério, da Secretaria de Educação do município de São Paulo, e assistente de pesquisa na Fundação Carlos Chagas. Na Universidade de Sorocaba, além de lecionar nos cursos de Pedagogia e Letras, foi coordenadora dos cursos de Licenciatura. De 2013 a 2105, como assessora pedagógica, coordenou a implantação e implementação do Projeto Bebeteca e a reestruturação das Salas de Leitura da rede municipal de ensino de Sorocaba.